terça-feira, 29 de abril de 2008

DIATONIZANDO....

Há 4 meses atrás não sabia sequer que existiam 2 tipos de gaita; a diatônica e a cromática. Para mim era uma só: “aquele instrumento portátil que produzia um som muito agradável”.
Sempre tive vontade de aprender a tocar, e saber como uma coisa tão pequena poderia fazer um som tão leve, bonito e envolvente.
As portas se abriram e finalmente estou experimentando dos segredos existentes na gaita. Aprendi que cada buraco está representado por 2 letrinhas, que é necessário assoprar e aspirar em cada um deles e além de tudo é possível aspirar de várias formas e cada um deles representa uma nota: o tal do BEND
Que delícia!! A cada aula um novo desafio a ser explorado e além de aprender sobre música, trabalha-se muito a respiração.
Até agora não consigo entender como os gaitistas conseguem ficar tanto tempo soprando e aspirando sem perder o fôlego!! Esse lance da respiração no começo parece que é fácil.... “ok! Vamos trabalhar o diafragma: aspirar = encher de ar; expirar = esvaziar. Fazendo assim é fácil, agora vai tentar tocar a escala de blues várias vezes...”
Mas o melhor de tudo é chegar depois de um dia daqueles, sentar na rede, sentir a brisa da noite e começar: assopra, aspira, pula do 4 para o 6, agora do 6 para o 5... é terapia!!
Recomendo para todos que se interessam... vale a pena tentar!
Bueno... deixo aqui meus agradecimentos para o Léo e para o André que estão me inserindo no mundo da gaita, da música, do blues... enfim, trocando informações e idéias que me acrescentam cada vez mais e que são passadas de coração aberto. Valeu dois :)
Ah! Só faltou eu me apresentar né? Meu nome é Bruna e faço aula de gaita há dois meses (apesar de estarmos na quinta aula ainda.. eheheh... eu falo que toda quinta chove e estraga tudo! Mas o que importa é que a vontade continua ali... com muita energia!) e deixo aqui a visão de uma recém-iniciada na gaita e meu incentivo para todos aqueles que desejam o mesmo!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Gibran Santos e o Sax artesanal


Post fruto da Virada Cultural 2008

Nas perambulações em busca da batida perfeita pelo centro de São Paulo, reconheci uma figura que já tinha vista em outros quarteirões da cidade. Mais precisamente, já tinha avistado Gibran Santos nas redondezas da Av. Paulista caminhando e tocando e seguindo a canção... Bom, enfim, levava seu saxofone enquanto andava e atraia olhares curiosos.

Na época eu não podia registrar, era praticamente um câmera-less e um blog-less que só observava.

Desta vez, lá estava eu com câmera e curiosidade para enfim registrar e obter a resposta para a grande pergunta: "Sim, é de PVC!"

Não foi muito tempo, nem uma entrevista assim muito extensa. Aliás, não foi extensa, levei 30 segundos pra tirar as fotos. Aliás, não foi nem uma entrevista. Aliás, enfim... O fato é que "Sim, é de PVC" e pronto tirei a foto.

Eu sempre quis um saxofone, não só o instrumento, mas aprender a tocar. E aí, aparece o Gibran tocando o seu próprio que ele mesmo fez, e tira um som, que, mesmo ele dizendo que não é lá tão afinado, tem aquele timbre do sax, tem aquela carinha de jazz, tem aquele formato e tal.

Muito gênio!
Só me restava postar isso no blog.

Aí, como sempre, revirando os fios da teia mundial pra ver se encontro alguma migalha de informação, encontro um trabalho em vídeo cujo personagem é nada mais nada menos que o Gibran do Sax artesanal.

Uhu mais alguém também viu e postou!
Pelo menos não fico achando que foi alucinação...

Mas, foram além, o blog em questão é o narua.org de Paulo Fehlauer que preparou um documentário contando a história toda.

Com vocês, Gibran:


(via narua.org)

Gibran, obrigado pela "entrevista", foi uma inspiração muito boa!

Um dia quero aprender a fazer um desse, que, pelo que vi no vídeo, já tem a evolução em massa plástica :D

Por enquanto, depois de um dia de labuta intensa, volto pra casa soprando minha harmônica, que não é de pvc, mas também é ajeitadinha :D

quarta-feira, 23 de abril de 2008

'Round Midnight, Thelonious Monk, Miles Davis, John Coltrane

Uma rodada de Jazz, com direito a doses duplas:

Em minhas peregrinações musicais, sempre me deparo com músicas que vão além das definições, das fronteiras entre o que é um estilo e o que é, digamos, um prazer mental ouvir...

'Round Midnight do Thelonious Monk, é um desses casos :D

Para não me perder em meio às palavras, vamos direto para uma versão de seu próprio criador:

'Round Midnight, por Thelonious Monk


A performance do Thelonious no piano é indiscutível, mas o ponto alto dessa música na minha opinião é a composição melódica que, parece que estilinga meu cérebro e me deixa entorpecido. Exagerei? Ah... é assim mesmo!

Bom, me recompondo e voltando à jornada 'round midnight...

Miles Davis & John Coltrane:


Agora, outra versão com Miles Davis Quintet, uma raridade bem filmadinha:


Mais entorpecido do que nunca, afinal, Miles Davis, parece que captou o substrato da melodia e adicionou seu tempero, concordam?

Só pra passear por outros terrenos, também encontramos uma cantora norte-americana que mostra a cara da música em voz e letra: Nnenna Freelon


Agora, como podiam esperar, 'Round Midnight também na Harmonica por Allen Holmes:


Gostaram? É ou não é uma viagemzinha ao centro da alma musical?

Agora, esperando recobrar os sentidos, já me vou....
Até a próxima!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lançamento CD do Gaita-L 2007 para download


Enfim, o tão aguardado CD do Gaita-L.

Para quem não sabe o que é, o Gaita-L é um grupo de discussão de harmônica, que, se não me engano, é o maior e mais bem freqüentado do Brasil(perdão pelo puxa-saquismo, mas tem muitos notáveis lá).
Anualmente, cada um que tenha interesse em publicar uma faixa em que toque sua gaita, harmônica ou tábua de buraquinhos, pode enviar a faixa para a coordenação que seleciona e compila todas em um CD só.

Acho uma iniciativa não só inteligente, mas genial, e além do que muito divertida, pois a gente pode ouvir o que a galera anda tocando por ai...

Bom, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa: O CD já está disponível para download no link abaixo:
Download CD Gaita-L

Parabéns para a equipe da produção e todo mundo que participou, ficou demais!

(via Adriano Vieira)

Receba atualizações por E-mail