A cromática sem chave
Conheci no blog da Harmônica Master :
Otávio Castro estuda gaita desde quando a diatônica deveria ser a opção mais adequada ao seu tamanho. Com 15 anos começou a estudar gaita com Rodrigo Eberienos e Maurício Einhorn, mas já era iniciado em músicas desde os 9 anos.
O ponto é que ele desenvolveu com certo pioneirismo (só digo "certo", por que é um dos poucos que eu conheço, mas, me corrijam se eu estiver errado, ok?) a técnica do cromatismo na gaita diatônica. Para quem nunca viu, ou quer ver de novo, um workshop dele sobre o assunto que aconteceu em 2005 em Brasília:
Eu já tinha lido, ouvido falar e presenciado performances desta técnica num Festival Internacional de Harmônica aqui no Sesc Pompéia em São Paulo, quando vi ao vivo Howard Levy. Ele insiste nesta mesma nota: É possível tocar um repertório vasto e completo (cromático, é claro) com pequenas alterações na diatônica e, digamos, estudando pra caramba.
Pra quem também não conhece, ou quer ver de novo, Howard Levy:
Já estou pesquisando como alterar minha diatônica para fazer os ditos "overbends" que permitem este cromatismo e vocês? :D
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