sexta-feira, 20 de julho de 2007

Toots Thielemans no Brasil

Acabo de receber pelo Jefferson:

Toots Thielemans
Cidade: Rio de Janeiro
Local: Sala Cecília Meireles
Data: 04/10/2007 20h00


Ingressos:
Ainda não estão a venda. Maiores informações: (21) 3235-8545.

Ele ainda emendou uma breve biografia:

Músico de técnica virtuosa e original, Toots Thielemans introduziu a gaita de boca como instrumento de jazz. Segundo a AllMusic Guide, "nenhum outro gaitista surgido entre os anos 50 até hoje pode ser comparado ao seu estilo e genialidade: ele toca a gaita com a destreza de um saxofonista".

Nascido na Bélgica em 1922, Baron Jean-Baptiste Frédéric Isidor "Toots" Thielemans começou a tocar gaita como um hobby: seu primeiro instrumento, ainda quando criança, foi o acordeom.

Passou a tocar violão depois que ganhou um em uma aposta. Apesar de particularmente conhecido pelo som de sua gaita e assovio, sua reputação surgiu ainda como violonista. Era ídolo de Django Reinhardt, que teve forte influência em sua formação musical.

Em 1950, após uma turnê européia com Benny Goodman, Thielemans ganhou reconhecimento internacional. Mudou-se para os Estado Unidos, tornando-se membro do Charlie Parker´s All Stars do George Shearing Quintet.

Thielemans tem uma discografia extensa e realizou jam sessions com Sidney Bechet, Charlie Parker, Miles Davis, Max Roach e outros grandes nomes do jazz.


Pra comemorar, vai uma seleção rápida do "Arquivo":

Toots Thielemans - Bye Bye Blackbird


Toots in de Philipszaal te Eindhoven


Toots Thielemans - Sophisticated Lady


Mina & T. Thielemans - Non gioco più - Live 1974


Bora!

1 comentários:

ematoma disse...

Uia! E no dia seguinte ao meu aniversário!!! Eu já sei onde vai ser a baladinha ;-)

Receba atualizações por E-mail